Quarta-feira, 13 de dezembro de 2017
Últimas Notícias

Contra a reforma trabalhista e em defesa dos bancos públicos!


17/11/2017
Bancários na Luta, edição 12

No dia 10 de novembro, trabalhadores de todo o Brasil realizaram protestos contra as reformas de Michel Temer, principalmente contra a reforma trabalhista. 

Em Bauru, o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região realizou um protesto em frente à Caixa Econômica da rua Gustavo Maciel, contra a implantação da reforma trabalhista e em defesa da Caixa e do Banco do Brasil. Cerca de 80 bancários participaram do ato e fizeram o "funeral" da Consolidação das Leis do Trabalho carregando um caixão com os dizeres "Aqui jaz a CLT", em referência às mais de cem alterações nocivas da legislação trabalhista.







 
Contra a privatização!

Os bancários também lutam pelo fortalecimento dos bancos públicos e do papel social que eles desempenham, uma vez que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal estão sob ataque do governo.

No último dia 3, por exemplo, o Diário Oficial da União publicou um decreto de Michel Temer (Decreto nº 9.188/2017) que instaurou um "regime especial" para facilitar a venda de ativos das empresas federais de economia mista.

Neste momento, a Caixa não pode ser afetada por esse decreto, pois ainda é uma empresa 100% pública. O governo, no entanto, pretende mudar isso em breve: o Conselho de Administração (CA) do banco está pronto para votar alterações no estatuto que transformarão a Caixa em uma empresa de economia mista (o documento seria aprovado na reunião do CA de 18 de outubro, mas, por pressão do movimento sindical, a votação foi adiada).

O Sindicato seguirá realizando novos protestos e em breve distribuirá uma cartilha com os motivos pelos quais a Caixa deve continuar sendo uma empresa pública.



Sindicato dos Bancários e Financiários de Bauru e Região
Rua Marcondes Salgado, 4-44, Centro - CEP 17010-040 - Bauru/SP
Fone (14) 3102-7270 Fax (14) 3102-7272 - contato@seebbauru.com.br