Terça-feira, 16 de janeiro de 2018
Últimas Notícias

Após megafesta de confraternização, Santander prepara demissões


18/12/2017
Bancários na Luta, edição 15

O Santander realizou no dia 2 a sua festa de final de ano. Foi, na verdade, uma megafesta: o banco contratou Ivete Sangalo e Fafá de Belém, alugou o Allianz Parque (o novo e caro estádio do Palmeiras) e levou para lá 43 mil funcionários!



A pirotecnia foi tanta que Sergio Rial, presidente do Santander Brasil, vestiu-se de Papai Noel e desceu de rapel ao palco, sendo saudado por gêiseres de fumaça branca ao pousar. Surreal!

Realmente, Rial tem motivos para comemorar. Mesmo num país em crise, o lucro do banco nos três primeiros trimestres cresceu mais de 37% este ano. Além disso, também cresceu a participação do Brasil no lucro mundial do grupo espanhol, dentre todos os países, é o que mais gera dinheiro para o Santander.

Demissões

Mas se engana quem pensa que a época é só de festa. O Sindicato dos Bancários de Santos informou que existem listas de demissão nas regionais do banco, e que as demissões devem ser realizadas até o dia 20. Seria esse o verdadeiro presente de Natal para os trabalhadores.

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região está atento contra qualquer ataque aos trabalhadores que venha a ser promovido pelo Santander. "Injusto demais, depois dessa megafesta, penalizar os maiores responsáveis pelo lucro do banco", afirma Michele Montilha, diretora da entidade.

Reforma trabalhista

Além das possíveis demissões, outro presente de Natal do Santander para seus funcionários foi um "acordo" individual de banco de horas semestral: ao acessarem o sistema interno do banco, os funcionários foram redirecionados para uma página onde tiveram de dar concordância ao acordo.

O Santander alterou ainda as férias (que podem ser divididas em três vezes, como prevê a nova legislação) e também a data de pagamento do salário (que passa a ser creditado no dia 30).

Para o Sindicato, todas essas alterações unilaterais só revelam o verdadeiro caráter do Santander: ao mesmo tempo em que prestigia os funcionários com uma megafesta, altera seus direitos.


Sindicato dos Bancários e Financiários de Bauru e Região
Rua Marcondes Salgado, 4-44, Centro - CEP 17010-040 - Bauru/SP
Fone (14) 3102-7270 Fax (14) 3102-7272 - contato@seebbauru.com.br